Biografia


Getúlio Targino Lima
Ocupante da cadeira nº 6 da Academia Goiana de Letras - Patrono Raimundo José da Cunha Matos

Getúlio Targino Lima nasceu em Floriano, estado do Piauí, no dia 5 de agosto de 1941, filho de Antônio Francisco Lima e de Benedita Targino Lima.

Fez seus estudos iniciais no seu estado de origem, o ginasial e científico em Goiânia e Rio de Janeiro. É formado em Direito pela Universidade Católica de Goiás. Tem curso de Especialização em Direito Civil e Processual Civil, pela Universidade Federal de Goiás e professor de ambas as matérias na Faculdade de Direito da UFG e professor e um dos fundadores da Faculdade Anhangüera de Ciências Humanas.

Pertence à União Brasileira de Escritores Regional de Goiás, Academia Nacional Maçônica de Letras, Academia Goiana de Direito e Academia Anapolina de Letras. Mestre em Direito pela UFG,  Instituto Luso-Brasileiro de Direito Comparado, Instituto dos Advogados Brasileiros e Instituto Histórico e Geográfico de Goiás.

Doutor em Direito pela PUC/SP, Prof. titular de Direito Civil e Direito Processual Civil da PUC/GO e UFG, além da Faculdade de Direito de Anápolis ( UniEvangélica ), UniAnhanguera e Curso de Direito das Faculdades Alves de Faria, dos quais é também fundador. É advogado, professor, jornalista e compositor. É cidadão honorário das cidades de Marabá ( PA), Anápolis e Goiânia ( GO ) e recebeu da Assembléia Legislativa do Estado de Goiás, o título honorífico de Cidadão Goiano, pelos relevantes serviços prestados ao Estado.

Posse na Academia Goiana de Letras: 10 de novembro de 1988.

Publicou Uma oração a jovens advogados, em 1969; Reencontros com a juventude (discursos e conferências), editora Oriente, Goiânia, 1972; Anápolis em tempo de poesia (antologia), editora Oriente, Goiânia, 1972; Momentos e perfis (poemas) editora Líder, Goiânia, 1987;Pensamento e Palavra ( ensaios ) Goiânia, CERNE, 1988; A posse agrária sobre bem imóvel, editora Saraiva, São Paulo, 1992; Universo de cada um (poemas), editora e Gráfica da Furg, Rio Grande do Sul, 1999; Universo de Cada Um ( poemas )Goiânia, CEGRAF-UFG, 1999; A Excelência da União Fraterna, Goiânia, 2006; Solilóquio (poemas), editora Kelps, 2007; Apontgamentos Sobre o Recurso Ordinário Constitucional, São Paulo, Ed. Juarez Oliveira, 2007 e Propriedade: Crise e Reconstrução de Um Perfil Conceitual, São Paulo, SrS Editora, 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário